Sinopse
O documentário conta a história da Dona Eunir, uma professora aposentada, de 78 anos, moradora de uma pequena cidade do interior do Brasil, que por iniciativa própria e sem ganhar nada por isso, alfabetiza adultos na sua própria casa.
Objetivo
Em um mercado em que o produto é uma commodity, onde não há diferenças entre as marcas, ficou clara a necessidade de criar uma personalidade para a Suzano Report. Uma imagem que gerasse empatia com o público, que associasse a marca a valores relevantes para o consumidor de hoje e, assim, torná-la diferente, única, desejada. Uma marca que ajuda a transformar o mundo. Uma marca amada pelo consumidor.
Estratégia e implementação
A estratégia adotada foi a de ressaltar a relação genética que existe entre papel e educação. E ainda exemplificar como a educação, somada à iniciativa própria, pode criar um mundo melhor. Para isso, desenvolvemos o conceito: “Qual o seu papel?” Esta assinatura tem um duplo sentido. Além do significado óbvio, relativo à marca, ela ainda questiona o papel das pessoas na vida. O que cada um faz para ajudar a transformar o mundo em que vivemos. Este conceito ainda denota uma marca questionadora, que estabelece um diálogo com as pessoas e promove o engajamento. Para que o conceito ganhasse vida, optamos por mostrar um dos maiores desafios da educação no Brasil: alfabetizar adultos num país com 13 milhões de analfabetos. Por isso, decidimos contar a história da Dona Eunir, um exemplo de iniciativa própria, que ajuda a transformar o mundo, através da educação. A ideia é gerar um grande movimento pela criação de um mundo melhor para todos, através da livre iniciativa das pessoas e com base na educação como solução para os principais problemas.
Uma campanha com um conceito tão inovador precisa inovar em todos os seus aspectos. Por isso, optamos por uma campanha digital, no formato branded content, um dos mais propícios para contar uma história como esta. Toda a divulgação foi feita por meio das redes sociais Facebook e YouTube
Resultados e Repercussão
Mais de 1 milhão de views, entre YouTube e Facebook.